SEJAM BEM VINDOS! Postarei as questões mais relevantes do Código de Defesa do Consumidor

Através da nossa experiência no atendimento do Procon, esclareceremos as dúvidas mais frequentes dos consumidores, numa linguagem descomplicada.
Façam suas perguntas ou deixem seus comentários. Vocês podem também enviar suas dúvidas por email: elianemtgoi@gmail.com
Abraço.




quinta-feira, 3 de março de 2011

Meu celular quebrou! O que eu faço?


É desgastante ficar brigando com a loja, com a operadora de telefonia ou com o fabricante.


Quem deve responder pelo conserto? Quantos dias ficarei sem o aparelho?  Por onde começar a tentar resolver o problema?


Na verdade, o Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 18 § 1º tem a solução:
               "Não sendo o vício sanado no prazo máximo de rinta dias, pode o consumidor EXIGIR, alternativamente e à sua escolha:

                I - a substituição do produto por outro da mesma espécie,
                    em perfeitas condições de uso;

               II- a restituição imediata da quantia paga, monetariamente
                   atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

               III-o abatimento proporcional do preço.


Assim, primeiramente você deve verificar se o produto está dentro do prazo de garantia, normalmente este prazo são 12 meses contados da emissão da Nota Fiscal.

Se o seu produto estiver  dentro desse critério, você deverá levar o seu aparelho em um dos pontos de assistência técnica autorizada, conforme descrito no manual do fabricante que acompanha o produto.

Um ponto importante que deve ser observado se refere a Ordem de Serviço que a assistência técnica deverá lhe fornecer. Deverá conter o nome da empresa (assistência técnica), dados da empresa, dia, dados do seu celular (modelo, série, etc) nome do profissional que recolheu o produto.

É importante frisar que muitas  assistências técnicas  solicitam que você deixe o celular com a bateria, se isso ocorrer, identifique sua bateria  anotando o número de série, ou se não for possível, faça uma marca que você possa identificar na retirada.

Não é recomendado que os acessórios sejam entregues juntamente com o celular, a menos que o vícío apresentado seja relativo a acessório. Da mesma forma, não deixe capas protetoras e demais acessórios.

Bom, seu "amigo inseparável" celular ficou na assistência técnica, mas por quanto tempo?

Aí entra o nosso Código de Defesa do Consumidor, o artigo 18  diz que são responsáveis pelo produto: fabricantes e fornecedores.  Assim, o responsável direito é o fabricante e na falta dele o logista.

A assistência  técnica poderá ficar com seu celular no máximo por 30 dias! Isso mesmo só trinta dias! Muitas empresas não obedecem este prazo. Caso a assistência técnica não entregue o seu aparelho neste prazo, você poderá EXIGIR a restituição do dinheiro pago pelo produto (conforme nota fiscal) ou  outro aparelho com as mesmas características.

Existe outra situação que pode lhe causar transtorno,  quando você for retirar seu aparelho, a empresa lhe apresentará um laudo informando o vício constatado, caso o laudo da assistência técnica indique que foi você que deu causa, ou seja, houve mau uso (queda, exposição à umidade, por exemplo), você terá exclusão de sua garantia, que poderá ser contestada através de ação judicial.

Vale lembrar que as empresas fabricantes  dificilmente  farão seu direito prevalecer somente por sua reclamação no serviço de atendimento ao consumidor (SAC), neste caso, você deverá recorrer ao PROCON  de sua cidade, munido de todos os documentos relativos ao produto: nota fiscal, orden(s) de serviço(s), seus documentos pessoais e comprovante de endereço, para dar entrada em um processo administrativo.

107 comentários:

  1. bom dia doutora, fui agredido verbalmente em um restaurante e espulso do local, quanto tempo apos o ocorrido eu tenho para fazer o boletim de ocorrencia? e que vantargem eu poderia ter nisto? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que primeiramente você deveria estudar a língua portuguesa antes de querer processar alguém.

      att

      Excluir
  2. Bom dia!
    Na realidade você não tem um problema relacionado ao Direito do Consumidor e sim à esfera Penal.
    Oriento a procurar um advogado e possivelmente além dos danos morais, você pode pedir a retratação.
    Tudo vai depender do que ocorreu no caso concreto, se houve agressão verbal (palavras de baixo calão), ameaças, etc.
    Você pode também ir ao Forum de sua cidade e procurar o Juizado Especial.

    Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  3. Oi Doutora, comprei um celular e o mesmo apresentou problemas, fui a loja e eles trocaram o aparelho porem o novo aparelho fornecido também continha o mesmo problema então decidi cancelar a compra já que só tem 4 dias porem o estabelecimento não faz o estorno e emite uma carta de cancelamento para que eu apresente na hora do pagamento da fatura do meu cartão para o abatimento do valor, esse procedimento está correto perante o CDC? Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Doutora meu celular deu problema no touch eu tenho direito a outro novo ??
    nao foi por mau uso e o celular ainda ta na garantia.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Wendell!

    O primeiro passo em levar até a assistência técnica autorizada e solicitar a Ordem de Serviço com número e data de entrada do aparelho (não esquecer de levar a nota fiscal)
    Aguardar o prazo para conserto e, se ultrapassar 30 dias, exigir a troca por outro novo ou o dinheiro de volta, ou seja, você não precisa aceitar o aparelho consertado, a empresa tem 30 dias para resolver o problema!
    Você está amparado pelo artigo 18, §1º incisos I ou II do Código de Defesa do Consumidor.
    Você deverá recorrer ao fabricante para reivindicar seus direitos; caso não queiram atender vá ao Procon de sua cidade munido de documentos pessoais (RG+CPF+comprovante de endereço + Nota Fiscal) e ingresse com processo administrativo. Não há custo nenhum e na maioria das vezes as empresas atendem.
    Qualquer dúvida estou à disposição.
    Boa sorte!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Doutora! Meu celular quebrou e irei levá-lo à assistência técnica amanhã, devo deixar a Nota Fiscal junto com o aparelho lá?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!

    Nunca! A Nota Fiscal é sua garantia... no máximo tire uma cópia.
    A assistência técnica deverá lhe fornece um documento chamado Ordem de Serviço, onde deverá contar todas as características do produto (modelo, estado de conservação, etc), além de contar data de entrada e de retirada. A data de retirada não poderá ultrapassar 30 dias, pois caso contrário terão que lhe dar um outro produto novo ou o dinheiro de volta, nos termos do artigo 18 § 1º incisos I, II ou III do Código de Defesa do Consumidor.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Fique sempre com a Nota fiscal original!

    ResponderExcluir
  9. estava com o meu celular e derrepente ele caiu mas ele está na garantia estendida e com mais uma garantia que paguei na loja ou seja ele esta coberto por 24 meses em caso de acidente ele cair da minha mão eu tenho direito ao conserto do aparelho?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!!
    Via de regra, as seguradoras somente cobrem vícios (defeitos) nos produtos. Danos causados por mau uso não estão cobertos.
    Verifique nas condições gerais da apólice ou certificado de seguro que há previsão para queda. Observo que a garantia estendida começa a vigorar após o término da garantia legal e contratual e esta também só cobre vícios.

    UM abraço.

    Eliane

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia doutorado! Por favor me explique o q tenho d fazer, pois já tenho 2 meses q comprei o celular, e agora ele apresentou rachado na lateral esquerda do celular em baixo, não sou a primeira a sofrer este mesmo dano com o modelo do celular q tenho. E o celular é comprado com,um plano pós pago! Ajude-me por favor. Desde já grata

    ResponderExcluir
  13. Olá! Você deve entrar em contato com o fabricante e solicitar o endereço de assistência técnica autorizada. Observo que essa assistência deverá lhe fornecer uma ordem de serviço com número e data. A empresa terá 30 dias para solucionar a questão ou emitir um laudo técnico em caso de negativa ao atendimento (mau uso). Caso você não tenha a resposta no prazo acima, poderá ingressar com um processo administrativo no Procon com base no artigo 18, §1º incisos I ou II do CDC, ou sejam um aparelho novo ou o dinheiro de volta. Lembre-se: não adianta brigar com o logista, quem deve resolver seu problema é o fabricante.
    Um abraço
    Eliane

    ResponderExcluir
  14. Ola , tenho algumas duvidas , Eliane . Meu aparelho esta na assistencia tecnica e foi me dado o prazo de ate 30 dias uteis ,e nao tenho direito a reposiçao por um aparelho temporario , meu plano e pos , tenho direito pelo nao uso do plano , por causa do defeito ?

    ResponderExcluir
  15. levei meu celular numa assistência e eles o danificaram posso pedir ressarcimento ou por não ser tecnica autorizada não tenho como?

    ResponderExcluir
  16. Olá Eliane, tudo bem?
    Tenho duas dúvidas, a primeira é sobre o meu celular, a garantia dele acaba no próximo dia 14 e ele apresentou defeito, já liguei para a empresa e me passaram o número da postagem e a ordem de serviço para que pudesse enviá-lo a autorizada. O prazo é de 30 dias para que eles possam me entregar, quero saber o que acontece se eles não me devolverem o produto nesse período, já que a garantia dele terá vencido.

    Minha segunda dúvida é sobre nome negativado, tinha uma dívida em uma loja da cidade em que moro, colocaram meu nome no SPC e há três meses atrás efetuei o pagamento total, não estando devendo mais nada, só que até hoje não retiraram meu nome, já liguei uma vez pra loja solicitando, mas não fui atendida, quero saber qual providência devo tomar e se posso processar está loja.

    Obrigada, abraço.
    Michele

    ResponderExcluir
  17. Bom dia!

    Primeira dúvida, enquanto o problema não for resolvido, ou seja, a ordem de serviço não seja eficiente, o problema não foi resolvido! Você deverá dar entrada na assistência técnica novamente e dirigir-se ao Procon para exigir o dinheiro de volta ou outro celular.

    Vc pode processar a loja inclusive solicitar reparação de danos, caso comprove que a partir do pagamento teve dificuldades em conseguir um trabalho, por exemplo.

    Boa sorte!
    Eliane

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde doutora, meu celular estragou o botao power levei na garantia e ele constararam mao uso e me deram um laudo de queda ou forte pressão e com isso a perda da garantia, ate ae fiquei tranquilo pq ele avia caido algumas vezes entao nao tinha como comprovar q nao foi por causa disso, entao paguei fora da garantia pra eles arrumarem o celular depois d alguns dias peguei ele d volta aparentemente consertado, e depois de quatro dias veio a apresentar o msmo defeito no botao power dnovo entao o levei denovo ja na garantia do serviço de 3 meses q eles informaram entao me deram outro laudo atestando mau uso, sendo q nao o deixei cair durante esses quatro dias, ficando eu com um celular com o msmo defeito e dois laudos iguais sobre ele oque deve fazer? eles estao praticando o crime de estelionato? deve chamar a policia e abrir um B.O?

    ResponderExcluir
  19. Doutora meu celular caiu no chão numa altura de 50 centimentros e rachou e tela mais o aparelho fala que é resisten e tal como pode esse aparelho celular moto g diz que é resistente e cai e quebra dessa maneira a tela toda tenho direito a troca sendo que a garantia e de 12 meses e estou no prazo tenho direito?

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde.. Mim tire uma dúvida meu celular tem 9 meses de uso , mais parou do nada. Eu paguei uma garantia entendida, eu tenho direito a troca-lo na loja por outro cel ou levo pra assistência?

    ResponderExcluir
  21. Desculpas eu escrevi errado ..
    Eu kis dizer garantia extendida ..

    ResponderExcluir
  22. Bom dia! Você precisa levar o produto na assistência técnica. A garantia estendida começará a vigorar após o término da garantia de fábrica. Verifique no manual do fabricante o endereço da assistência mais próxima de sua casa.
    Boa sorte.


    ResponderExcluir
  23. Boa Noite ! Não sei como mas meu celular trincou a tela inteira (touch screen) ele ainda está na garantia e nem terminei de pagar , levei na assistência e eles irão avaliar , caso eles me falem que foi por mau uso , terei direito ha algum ressarcimento de algo , ou concerto ?

    ResponderExcluir
  24. Se o laudo apresentar mau uso você poderá contestar em juízo apresentando laudo contraditório. Pesquise na internet se outros consumidores tiveram o mesmo problema. Muitas vezes existem foruns de reclamação de produtos que apresentam os mesmos problemas e as empresas acabam por solucionar o problema. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Doutora,
    Comprei um celular motorola, passado um mês que havia comprado, deixei cair no chão e trincou a tela, como em minha cidade não há assistência técnica, liguei para o 0800 da empresa e disse que havia deixado o telefone cair no chão, e queria um orçamento para conserto.
    Me foi fornecido um código de postagem, solicitando que enviasse o produto e que ligariam para passar o orçamento. Passados cerca de 20 dias após ter enviado, o produto foi devolvido com um laudo dizendo que não havia cobertura da garantia pois foi mal uso.
    Liguei novamente explicando que sabia que foi mal uso, e que queria um orçamento, pois o aparelho é novo, tendo sido fornecido novo código de postagem.
    Enviei novamente o produto, e fiquei ligando a cada dois dias para a assistência, até que uma atendente me disse que não eram obrigados a consertar o produto, e devolveram o produto novamente sem conserto.
    Quando o aparelho chegou, procurei o Procon, que ligou para a assistência técnica, tendo sido fornecido novo código de postagem.
    Ocorre que já se passaram mais de 40 (quarenta) dias que enviei o produto pela última para a assistência e não obtive qualquer resposta.
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  26. Bom dia!
    Você deverá retornar ao Procon e com base no artigo 40 combinado com artigo 39, incisos II, V,e XII do CDC, a assistência técnica deverá estipular prazo para entrega e valor do conserto. Não entendemos que por este motivo o problema se encaixe no art. 18 (que determina que se o produto não for entregue em 30 dias o consumidor pode exigir um celular novo ou o valor pago pelo produto, visto que foi mau uso). O Procon com certeza vai auxiliá-lo novamente.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde doutora meu celular se atualizou o software sozinho e desde então esta todo travado, isso já faz uns 4 meses, como eu não Brasil só fui enviar ele para assistência a um mês atrás, uns dias antes de enviar ele trincou um pouquinho o vidro bem no canto, que não atrapalha nada, ele não caiu, acho que foi a chave dentro da bolsa que bateu nele, mas enfim, o que ocorre é que a assistência não quer arrumar ele, alegando mal uso, eu informei que não quero que arrume o display só ele parando de travar já esta bom, mas mesmo assim eles não querem, querem me cobrar um valor de 193,00 reais. Quando eu mandei ele, ele estava na garantia, mas venceu inicio desse mês, gora já entrou na garantia estendida.
    O que posso fazer? Obrigada

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Doutora.
    Comprei um Nokia 920 e desde o inicio apresentou um problema de aquecimento depois de três messes ele parou. Esse últimos dois messes ele começou a apresentar problemas de software como travamentos e desligamento ignorei novamente. Esta semana ele estava carregando e notei um pequeno furo na tela o q me deixou assustada porem era de noite não tinha como levar ma autorizada. Geralmente durmo cm o celular e tive a infelicidade de deixa-lo cair da cama altura inferior a 60cm o q a ocasionou em um imenso trincamento na tela. Liguei na Nokia e já de inicio me disseram a garantia nao cobre mau uso. Também adquiri a garantia estendida de dois anos porem provavelmente irão falar o mesmo. Em uma breve pesquisa sobre o aparelho notei q muito clientes da mesma marca e modelo Lumia reclamaram por seus celulares quebrarem de pequenas quedas um exemplo bem próximo é de meu padrasto q esta com o dele trincada e caiu da mesma altura q o meu. A tela deste Smartphone é conhecida como Gorilla Glass onde a marca afirma ser mais resistente a quedas e arranhões o que não parece ser verdade. Pois eles caiem de pequenas quedas e a tela se quebra por inteira e o q posso perceber é que não sou a única. Meu aparelho esta em perfeito estado, não apresenta mau uso e o mesmo ja tem 7 messes de uso. Não sei o que fazer ja que já me tiraram qualquer esperança. Detalhe ainda estou pagando o aparelho. Gostaria que me desse uma opinião em relação a isso. Desde já agradeço. Obg

    ResponderExcluir
  29. bom dia , tenho uma pergunta a fazer Meu celular estava quase para fazer 2 meses de uso caiu no chão quebrou toda a tela nao liga mais estou no prazor da garantia tenho direito a outro ?

    ResponderExcluir
  30. Boa noite Doutora.

    Levei meu celular até a assistência técnica e solicitei a Ordem de Serviço.
    O prazo encerra dia 15 de setembro, mas eles me informaram que a partir do dia 19 de setembro que será liberado.
    Com isso o prazo para conserto ultrapassa os 30 dias. Quais são os meus direitos? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  31. Olá doutora,meu caso é o seguinte,comprei um telefone celular a menos de um ano,e ele caiu no chão e quebrou a tela,depois de um tempo a tela dele gelou no logo da marca e não ligava mais,mandei para a assistência técnica para concertar o problema da tela congelada,não foi a loja que pagou fui eu que tirei do meu bolso o dinheiro para a assistência arruma-lo,passou três dias que ele tinha vindo da assistência e meu celular parou de funcionar totalmente e não sei o que fazer!..Queria saber se tem como eu ir até a loja em que comprei o produto á vista e pegar meu dinheiro novamente,mas tenho medo por causa da tela quebrada que foi erro meu....tem como eu reconquistar meu dinheiro mesmo com a tela quebrada? Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  32. ola, boa noite!
    Gostaria de tirar uma dúvida, eu comprei um celular motorola MOTOG,e no segundo dia ele sofreu uma leve queda e a tela trincou, porem tudo continuou funcionando até uma dia, ele descarregou e não consegui mais ligar, então contatei a assistência onde recebi a autorização para o envio do produto, pois ainda esta no prazo de garantia, mas informaram que eu teria que pagar pelo serviço(troca do visor) até ai tudo bem, pois a garantia não cobre esse problema, porem eu enviei o produto por duas vezes eles me devolveram da mesma forma que envio e por ultimo enviei novamente pela terceira vez e eles me devolveram da mesma forma, não me ligam, não mandam e-mail para informar o valor do serviço, pois o combinado foi esse, não consigo falar com ninguém, somente com as atendentes por telefone, pois na minha cidade não tem assistencia. Então, estou totalmente frustada com a motorola, pela falta de respeito, gostaria de saber o que fazer diante desse problema. eu pagando pelo conserto, a empresa é obrigada a realizar o serviço, pois afinal de contas ela é responsavel pelos produtos que vendem. por favor me ajude.
    Att.Lu.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  35. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite doutora
    Meu caso e o seguinte
    Comprei um celular galaxy gran prime esta com 2 meses
    Em um certo dia desses um tio meu estava levando uma mesa e sem perceber ele bateu com a mesa em mim
    Bem no bolso da bermuda onde tava o celular
    Entao a tela trincou
    Gostaria de saber
    Se nesse caso a garantia cobre o conserto
    Porqur nao foi queda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josué, você já deve ser resolvido seu problema não é mesmo, desculpe pela demora! Realmente isso configura mau uso, a garantia não vai cobrir esse problema.

      Excluir
  42. Ola, meu celular não esta dando sinal, mesmo eu colocando chip de outra operado.Porem quando fui levar na assistência técnica eles disseram que não ia pegar meu celular porque o visor esta trincado,porem não estou questionado nada em relação ao visor, que apesar de trincado esta funcionando perfeitamente, o problema é que o celular não da sinal independe da operadora.Eles podem fazer isso? Lembrando que o celular ta na garantia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo que não mas, não tenho conhecimentos técnicos para lhe dizer isso com autoridade. Você deve ir ao Procon e pedir que intercedam por você. Quando um celular é entregue na assistência técnica, o atendente preenche um check list com os problemas apresentados no celular. Eu entendo que se colocarem que vc não quer trocar o visor, os demais problemas devem ser sanados.

      Excluir
  43. boa tarde doutora tudo bem.
    eu comprei uma placa mãe,uma peça de computador na cecomil no dia 19/03/2015 a noite umas 20:30 mais ou menos quando foi no outro dia levei para um tecnico conhecido meu e ele detectou um problema na peca. no mesmo dia em que o tecnico detectou o problema dia 20/03/2015 eu fui na loja para fazer a troca e eles alegarao que o problema que tinha acontecido era mal uso. agora me explique como que em apenas um dia pode se existir um mal uso?como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma questão técnica. Você deve se dirigir ao Procon e formalizar sua reclamação, solicitando a troca. A empresa lhe entregou um laudo? Se sim, leve ao Procon para que possam lhe ajudar. Caso ainda tenha dúvidas pode enviar email para: elianemtgoi@gmail.com.

      Excluir
  44. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  45. Olá. Quando você deixou o celular na loja com certeza lhe deram uma ordem de serviço! Esse é o documento válido para começar a contar o prazo. São 30 dias corridos. Se esse prazo não for obedecido você terá direito a um celular novo ou o dinheiro de volta. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  46. Ola Doutora
    comprei um samsung gran neo duos faz 5 meses e começou a apresentar problemas agora e vou levar na assistencia tecnica essa semana porem bem depois dele começar a apresentar esses problemas eu deitei em cima dele e rachou um pouco a tela mas bem pouco a garantia cobre isso tbm?

    ResponderExcluir
  47. Olá Doutora, comprei um celular sony Z3 e com 3 dias de uso pra minha surpresa quando eu tirei ele do bolso a tela dele estava totalmente quebrada, e eu andei pesquisando nos sites de reclamações da Sony e à várias reclamações iguais a minha, a loja é obrigada a trocar meu aparelho, já que não foi só cmg que houve esse problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassiano por favor, seu problema já deve ter sido sanado. Caso contrário envie email para elianemtgoi@gmail.com.

      Excluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Olá, boa tarde!
    Tenho um iphone 4 que já está fora da garantia há tempo.
    Mandei para a assistência técnica pois ele não estava ligando.
    Quando fui buscá-lo, ele está com o display escuro e uma mancha na tela.
    A assistência alega que eu entreguei o aparelho estragado.
    Não fiz isso, é claro, pois a tela está preta, o que impossibilita o uso.
    Tudo escuro, com a mancha logo em cima, não dando pra ver nem quanto há de bateria.
    O que posso fazer? Posso pedir o estorno do pagamento e o reparo do aparelho?
    Eles não querem consertar, dizendo que vão me dar um valor para consertar em outro lugar. Mas e o que eu paguei? Eles devem estornar?
    Agradeço muito por alguma orientação.
    Att.,
    Izabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo errado. Como ficou a história? Quando você deixou o celular na assistência lhe entregaram uma ordem de serviço com a descrição do produto e sintomas. Com base nesse documento você tem direito ao reparo para que lhe entreguem como você entregou para o conserto. Não deixe por menos. Caso seja necessário vá ao Procon ou ao Juizado Especial. Um abraço.

      Excluir
  50. Boa noite, Doutora.
    Tive problemas com meu aparelho logo na primeira semana. Enviei à assistência, mas nos 29 dias seguintes não tive notícia. Entrei em contato com eles, e me informaram que dois dias depois estaria aqui. No entanto, no dia seguinte já tinha aberto reclamação no PROCON, uma vez que vi que tinha direito a um novo.
    No entanto, nesta meu porteiro, mesmo avisado para não receber, se enganou e acabou assinando. a Motorola me informou que, uma vez que aceitei, não poderiam entrar em acordo.
    Como já estava cansada da situação, aceitei o aparelho e abri ontem de noite a caixa. Estava tudo bem, mas hoje ao ligar novamente, o aparelho apresentou outro problema.
    Como poderia proceder? Ainda não fui ao PROCON sobre a primeira reclamação, amanhã se esgota o prazo de 10 dias.A Motorola pediu encaminhamento do aparelho novamente. Haveria uma cobertura no meu caso de um reembolso? A primeira reclamação teria de ser fechada (por ter aceitado) e aberta nova?

    Agradeceria muito a orientação!
    Att.
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla. Creio que seu problema já deve estar resolvido, no entanto, nesses casos, o assunto terá continuidade sendo necessário a troca ou o dinheiro de volta (art. 18 do CDC).Quando a empresa analisa seu produto pela primeira vez, deve fazer uma varredura no sistema para detectar qualquer problema. Não é aceitável que voltando da assistência técnica a empresa diga que é NOVO PROBLEMA!. Isso não existe! Você não deverá esperar mais trinta dias no segundo caso. A empresa deverá devolver o valor ou trocar por um produto novo! Observo que nesse segundo caso é importante levar o produto novamente para a assistência técnica e se dirigir ao Procon o mais breve possível, munido das ordens de serviços. Um abraço!

      Excluir
  51. Boa noite Doutora!
    Comprei um Moto G Segunda Geração, e com exatamente uma semana de uso apresentou defeito no cristal como se tivesse quebrado mas não é possível verificar a quebradiça do como um antigo aparelho que eu possuía, mas não é possível de maneira alguma a utilização do aparelho devido esse defeito e não me lembro de deixa-lo cair ou exporto a unidade, mesmo sendo classificado com tecnologia Gorilla Gless 3 e considerando inquebrantável acho que com uma queda de pequeno porte não deveria apresentar tamanho defeito, quais meus direitos? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que respondi a você por email. Como está seu caso. Confirme a solução por favor! Obrigada!

      Excluir
  52. Olá, tinha raxado a tela do meu celular, mandei concertar em uma loja, eles trocam, e não fez nem uma semana e meu celular sem nem cair ou sofrer algum tipo de lesão grave raxou de novo, e acho que se eu pago caro de alguma coisa é pra ser resistente, pois a tela do meu celular que veio da fabrica, durou muito tempo e sofreu muitas quedas.
    A mulher da loja, disse que como raxou, e a "culpa" foi minha (só que não), não poderia trocar.
    Mas o produto deveria ser bom, e resistente.
    Em menos de uma semana posso trocar ? em caso de o produto ser de má qualidade. Quais são meus direitos acerca disso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A garantia do serviço deve ser de 90 dias! Como você resolveu?
      a empresa lhe atendeu?
      Um abraço.

      Excluir
  53. Olá Doutora, comprei um celular da samsung faz seis meses, e o local no cel onde encaixamos a peçinha do carregador quebrou. Eu queria saber que se eu levar na autorizada eu pagaria mesmo na garantia? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia. É possível que a assistência técnica dê um diagnóstico de mau uso. Nesse caso, terá que pagar mesmo dentro da garantia.
      Infelizmente! Penso que não custa tentar encaixar na garantia! Mas...

      Excluir
  54. Olá
    Dra comprei o celular moto x dia 04/04 dia 16/04 parou de funcionar, passaram o código p enviar p assistência enviei, no dia 07/05 recebi um email informando que iria receber um cel novo, e para minha surpresa hoje dia 11/05 foi olhar as atualizações da assistência e está que meu cel foi feito o conserto, fiquei sem entender nada. Recebo o aparelho que vem da assistência ou espero o novo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mande email para elianemtgoi@gmail.com, caso ainda esteja com problemas.

      Excluir
  55. Meu telefone trincou a tela e estava esquentado muito enquanto carregava não tinha nem um mês quando isso ocorreu mandei para assistência técnica e o dia 12/06/2015 faz um mês será que eles vão arrumar a tela ? ele está na garantia não foi por mau uso e ele até agora não me deram resposta do que iriam fazer com o aparelho mas ele podem devolver o aparelho do jeito que foi sem arrumarem ? tento ligar para a assistência mas só da ocupado oque eu faço agora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande um email para elianemtgoi@gmail.com, caso ainda esteja com problemas.

      Excluir
  56. Boa tarde doutora, meu celular (Moto G 2ª geração) possui o Gorilla Glass 3 que diz ser quase "indestrutível" e de difícil dano, segundo a própria empresa (Corning), ele caiu de uma altura de mais ou menos 70 cm e estragou a tela e o LCD, posso processar a Corning por propaganda enganosa ou tenho algum direito sobre a Motorola ou Coning?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Motorola será responsabilizada. Será necessário que envie o celular para assistência técnica. Caso a empresa não lhe atenda,vá ao Procon e junte todas as informações sobre a propaganda (leve também a nota fiscal e a ordem de serviço). É importante que não retire do celular antes de ir ao Procon. O técnico que o atender no Procon lhe explicará o procedimento. Se não resolver no Procon deverá ir ao Judiciário, nesse caso precisará de um advogado!

      Excluir
  57. Boa Tarde doutora
    comprei um celular samsung galaxy s4 mini
    usei ele 4 meses sem ele desligar então depois de 4 meses ele deligo então não liga mais, mandei pra assistencia, então ele volto normal,mais depois de 10 dias ele apareceu com outro defeito quando Trava o celular desliga,falta 1 parcela pra termina de pagar.
    oque faço?
    mando pra assistencia de novo ou peço pra trocar de aparelho, ou devolução do meu dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente nunca deixe de pagar! Leve o produto para assistência técnica, pegue todas as Ordens de Serviço e leve ao Procon. Seu pedido será um celular novo ou dinheiro de volta conforme art. 18 do Código de Defesa do Consumidor! Não precisará esperar mais 30 dias. ok?

      Excluir
  58. ola estou pagando minha internet de 1 mega e estou recebendo 102 kbps nem a metade que estou pagando posso processar a em pressa e oque tenho q fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você deve ir ao Procon. Eu o aconselho a printar a tela do seu computador com os dados que você mencionou ou ainda, de alguma forma levar esta informação documentada. É importante também levar o contrato de prestação de serviço. Dessa forma ficará claro que não está recebendo o que contratou. Um abraço.

      Excluir
  59. Boa noite doutora eu comprei uma bicicleta esportiva e não faz 7 dias. Que efetuei a compra eu tenho direito de devolver. Ela na loja e receber meu dinheiro de volta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lukas. O direito a devolução só pode ocorrer quando você adquire produtos fora do estabelecimento comercial, ou seja, internet, telefone, catálogo, etc. O art. 49 do Código de Defesa do Consumidor determina dessa forma. Não existe obrigatoriedade por parte do lojista em devolver seu dinheiro ou trocar o produto.
      Boa sorte.

      Excluir
  60. Olá comprei um celular da Sony o z3.. Falaram q é aprova dágua porem eu estava trabalhando e ele caiu na água e parou de funcionar apagou td e não ligou mais.. Mandei pra assistência da Sony e ele constataram outro problema que não tinha nada haver com o que havia acontecido. Falaram que era mal uso.. Numa parte onde coloca o chip.. Não tem nada a ver porque se fosse esse problema porque quando o celular caiu na água deu problema? E veio faltando a parte de onde coloca o chip e é justamente onde eles falaram que é o problema.. O que eu faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina. Vá urgente ao Procon, caso contrário terá dificuldades para resolver. No Procon abrirão um processo administrativo. É uma questão técnica mas, a mensagem que passam na propaganda não é clara! Questione no Procon a possibilidade de propaganda enganosa. Faça valer seu direito. Exige garantia nos termos do artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor. Abç

      Excluir
  61. boa tarde meu celular apresentou defeito autorizada duas vezes já o mesmo mesmo defeito ,no segundo dia que eu peguei na autorizada ele apresentou novamente o mesmo defeito .o rapaz tinha me dito que tinha trocado a placa principal mas ele apresentou o mesmo defeito novamente e eu já vou levar então vai fazer a terceira ordem serviço que não resolveram eu queria saber se eu poderia receber o meu dinheiro de volta porque eu não quero mais o aparelho não quero outro igual..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode! Na verdade quando a assistência técnica recebe seu aparelho pela primeira vez deve fazer um check list e por isso não aceitamos que o consumidor deva levar o aparelho diversas vezes e aguardar 30 dias para cada uma das ocorrências. Vá ao Procon e solicite um processo administrativo para ter a devolução da nota fiscal ou um novo produto, nos termos do art. 18 do CDC. Um abraço.

      Excluir
  62. Oi boa noite doutora. Eu comprei meu celular não faz nenhum mês, e ele deu problema do nada não liga só aparece carregando e o moto x 2, não comecei nem pagar ainda foi tão difícil compra e agora tenho direito a outro porq não quero levar na assistência eles estragam mais abrindo o celular quero outro novo tenho direito de ir a loja e exigir outro? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  63. Boa noite doutora, gostaria de saber se pagando o reparo da tela do meu celular que trincou por mau uso (e ainda está na garantia) eu perco direito a garantia estendida q ainda não entrou em vigor.. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  64. Boa noite. Tenho um celular Zenfone, na qual não tenho nem 3 meses de uso e ele caiu de uma altura de 50 cm e quebrou a tela. Fiquei surpreso pois possui Gorilla Glass 3. Segundo a Asus, isso a garantia não cobre. Ja realizei o pagamento da manutenção do produto e ja fazem 10 dias que não me dão retorno. O meu produto ja esta a 20 dias na autorizada. Gostaria de saber se, mesmo a garantia não cobrindo, quanto tempo eles tem de realizar o reparo?

    ResponderExcluir
  65. Olá tenho a 3 meses atra comprei um celular e duas semanas depois que comprei deixei cair e trincou a tela mais o celular continuou pegando normalmente ,dois meses depois que a tela foi trincada o celular parou de funcionar não liga mais não da nenhum sinal ,queria saber se eu tenho direito a garantia

    ResponderExcluir
  66. Bom tarde Doutora,meu aparelho nao quebrou e esta funcionando normalmente, mais ele um aparelho aprova d'água, e uma tampa e adesivo de vedação saíram com o tempo, mandei para assistência para conserta isso, passaram de 30 dias liguei la pedindo um novo aparelho, pois ligava todos os dias na assistência e meu aparelho nao tinha retornado,ja abri a solicitação no PROCON, mais hoje entrei em contato com assistência informaram que retornou por perda de garantia de mal uso, mesmo assim e tenho direito de um novo aparelho pois se passaram 30 dias e nao tive nenhum retorno nesse tempo e agora que peço um novo diz que foi mal uso.

    ResponderExcluir
  67. Bom dia doutora me aconteceu um ocorrido meu celular so tem dois meses de uso ele esta apresentando defeito .O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde Doutora essa nota de serviço é
    Mesma ordem de serviço ,a autorizada tem a obrigação de fornecer essa documentação e quando ela é fornecida na entrada do concerto ou na entrega da autorizada ao proprietário depois de sanado o problema

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde doutora meu aparelho deu defeito com 5 meses de uso e a assistência técnica disse que eu não tenho direito a garantia porque modifiquei o softrwer sendo que não fiz a única coisa que fiz foi o processo normal pelo computador sugerido pelo suporte técnico que foi a reinstalação do software através do sistema deles é agora o que eu faço doutora vou ter que pagar?

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde, comprei um tablete e ele deu defeito antes de sete dias, troquei por outro, com dois meses o novo tablete deu o mesmo defeito, mandei para a assistência ele concertaram dentro do prazo, com uma semana que ele chegou deu o mesmo defeito novamente, eu tenho direito de não mandar para a assistência e requerer o meu dinheiro de volta?

    ResponderExcluir
  71. OI Simone.
    Faça o seguinte: Envie o produto para a assistência técnica e munida da ordem de serviço vá ao Procon e solicite um processo administrativo informando que deseja um novo aparelho ou o dinheiro de volta. Você não deve estar com o aparelho para efetuar esse pedido. Junte ao processo a nota fiscal e "todas" as ordens de serviço.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  72. olá , comprei um celular e só faz cinco dias de ele apresentou uma mancha preta na tela bem no meio o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  73. OLÁ. O procedimento normal é levar para assistência técnica do fabricante, exceto se comprou em uma loja que tenha politica de troca no prazo de 7 dias ou se comprou pela internet. Nesse último caso também terá 7 dias para troca ou devolução do valor.
    Boa sorte!
    A assistência técnica não poderá ficar com seu aparelho por mais de 30 dias, pois nesse caso terá direito a um produto novo ou o dinheiro de volta.

    ResponderExcluir
  74. OLA DOLTORA..BOA NOITE..O MEU PROBLEMA E QUE EU LEVEI O MEU TELEFONE PARA UMA ASSISTENCIA TECNICA PARA CONSERTAR A TELA DO MEU CELULAR QUE ESTAVA TRINCADA DEPOIS DE UM TOMBO,POREM ESTAVA FUNCIONANDO TUDO NORMAL,PAGUEI O CONCERTO MAS QUANDO PEGUEI O APARELHO ELE ESTA COM UMA MANCHA PRETA NA TELA QUE NAO TINHA,QUESTIONEI O RESPONSAVEL DA LOJA ELE ME DISSE Q A MANCHA NAO AFETA EM NADA E NAO TEM OQ FAZER,,,ESTOU REVOLTADA POIS MANDEI PARA ARRUMAR UM DEFEITO,E VOLTOU COM OLTRO E AINDA ME DIZ Q NAO TEM OQ FAZER,,OQ POSSO FAZER DOLTORA?

    ResponderExcluir
  75. Você deve ir urgente ao Procon de sua cidade. A empresa deve conceder 90 dias de garantia do serviço. Exija o celular corretamente consertado. QUANDO FOR AO PROCON LEVE A NOTA FISCAL E A ORDEM DE SERVIÇO.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  76. Olá Doutora eu comprei um Nokia lumia 830, três meses depois deu problema na câmera 📷, comprei na casas bahia, e então pedir das casas bahia um numero pra que pudesse falar com a Nokia hj Microsoft e ele me deram um numero que nem existe, então entrei em contato com a tecnader em Manaus autorizada da nokia, levei ele até a assistência passado três dias devolverem, me deram um laudo dizendo um defeito na câmera e áudio, houve a troca da câmera, como que inesperadamente a câmera e o áudio voltaram a não funcionar, eu que chateada jantei os papéis e fui até o procon, a advogada entrou em contato com eles que disseram que até cinco dias me entrariam em contato pra que eu mandasse o celular pro endereço indicado e eles me estornariam o valor, mas isso não aconteceu, na verdade me ligou uma moça que disse que meu celular iria de novo a assistência me neguei a aceitar, procurei o procon e advogada me convenceu a procurar meus direitos no juizado, fui la e dei entrada no processo, a Doutora acha possível que ganhe a causa???

    ResponderExcluir
  77. Natalália, bom dia! É possível sim. Vc precisa avaliar se o valor que irá receber no acordo permitirá a compra um celular novo com a mesma tecnologia. Fique atenta!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  78. Bom dia doutora Eliane comprei um célula MotoG3° aprova dágua ipx7 fãs hoje 8 dias que comprei fuitestar ele debaixo dágua em menos de 1 minuto tirei da água em questao de minutos o telefone começou a trava tenho direito de outro ou o reembolso??

    ResponderExcluir
  79. Olá. Boa tarde!
    Entre em contato com o fabricante e explique o que houve. É possível que lhe informem a necessidade de enviar o aparelho para assistência técnica autorizada. Caso a devolução do aparelho demore mais de 30 dias, você terá direito a um produto novo ou dinheiro de volta. No entanto, se criarem caso, você terá que recorrer ao Procon munido de nota fiscal e a ordem de serviço da assistência técnica. A empresa deve honrar a propaganda. Leve as informações sobre "ser à prova d'agua".
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde dra Eliane
    Quero primeiro parabeniza-la e agradecer pelas ajudas prestadas por esse seu excelente trabalho.
    Adquiri um celular Samsung modelo J3 no dia 22 de julho 2016 sexta feira..na quinta da semana seguinte estava mexendo nele e escapuliu da minha mão porem num rápido reflexo prendi ele meio na coxa meio com o joelho. Já explico pq tantos detalhes.
    Acontece que ele simplesmente apagou todo e não acendeu mais. Notei que o.display apresentou umas pequenas rachaduras. Mas não acredito que eu tenha exercido tanta força assim ao evitar a queda.
    Então o levei na garantia na loja de assistência tecnica da Samsung mesmo,e a atendente disse que não poderia receber o aparelho pq a assistencia não cobre mal uso.
    Mas além de não ter tido mal uso o aparelho nao caiu no chão,e ele trincou o display sem acontecer nada com a tela, pq esta esta intacta alias vale.ressaltar que o aparelho esta perfeito ele tinha apenas uma semana de uso.
    O que me preocupa é que ela me informou que posso perder a garantia. Mas deixei assim mesmo.
    Então o que devo fazer doutora?
    Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Obrigada pelo elogio.
      Sinto muito pelo ocorrido. Normalmente esse tipo de avaria ocorre por fatores externos, ou seja, queda ou pressão sobre a tela. Daí informarem que houve mau uso. Pouco pode ser feito mas, aguarde o laudo. Você pode ir ao Procon e tentar uma solução junto ao fabricante, caso a resposta da assistência seja negativa. Boa sorte

      Excluir
  81. Boa tarde
    meu celular passou 10 dias da garantia perdi tudo que havia nele, nunca foi pra assistência, me sinto prejudicado, liguei para a LG e falaram que não tenho direitos mesmo passando poucos dias da garantia, me sinto muito prejudicado, tem judicialmente ser ressarcido sobre esse fato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, entendi que você se sente prejudicado pelo fato de ter perdido tudo o que havia na memória do celular, é isso? O fato de ter passado pouco tempo na assistência não quer dizer nada, o que foi feito no celular é que vale a pena ser discutido. Você precisa provar que não lhe deram a opção de um backup ou não lhe informaram que perderia informações importantes. Nesse caso mensure seu dano e vá o juizado especial ou ao cejusc de sua cidade. Boa sorte.

      Excluir
  82. Boa tarde 2 vez que compro um celular ela por si só trinca a tela e não consegui consertar pois a assistência técnica diz que fOi quedaais não tem nem um amassado nas laterais o que devo fazer me ajudem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de problema ocorre por fatores externos. É pouco provável que a assistência aceite o conserto dentro da garantia. Em todo caso, pesquise se existem foruns abertos na internet onde pessoas relatam o mesmo problema para aparelho igual ao seu. Se conseguir provar que é um problema de fabricação, poderá valer a pena entrar com uma ação judicial. |Boa sorte.

      Excluir
  83. Doutora meu celular caiu no vaso (moto g 3º geração)esse celular fala se e resistente a água levei na assistência da motorola e eles disseram que perdeu a garantia por motivos protetor ouricular danificado.O que faco meu celular tem 7 meses .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estranho. Seria bom você ter uma segunda opinião de outra assistência autorizada. Tente ter outro laudo.
      Quando nos deparamos com uma situação que necessita de laudo técnico de perito, fica um pouco mais difícil mas, se você quiser seguir adiante, entre com uma ação, contrate um advogado. Não há outra forma de contestar a negativa da assistência. Boa sorte

      Excluir